Para que serve uma greve!

Mesa de bar é um espaço mágico, pois se discute todos os tipos de assunto de uma forma divertida e profunda. Como diz um amigo meu ” a cachaça entra a verdade sai”. Na última mesa redonda, de bar, que participei a conversa que polemizou a noite foi a greve dos bancos. Éramos três homens e uma mulher envolvidos no bate papo.

“Eles nunca pensam nos prejuízos que nós, sociedade, temos com esse tipo de movimento. Estou recebendo ligações dos meus cartões, pois não tenho como pagar. Meu dinheiro esta preso no banco”, afirmou um parceiro de mesa.

Você é louco, retrucou o outro amigo. “Não precisamos da figura do caixa, com pessoas, nos bancos para pagar as contas. Agora tudo pode ser feito pelos caixas eletrônicos ou pela internet. Em que mundo você esta?”

Surge, de repente, uma pergunta.

– O que é considerado certo agora fulano? Você que estuda jornalismo e faz faculdade deve saber, vocês sabem de tudo! Bom, essa greve serve para que e pra quem?

As pessoas acham que por ter algum estudante universitário na galera ele tem a obrigação de saber de tudo. E quando as pessoas da mesa estão um pouco altas a coisa complica.

Eu respondi e tentei explicar, sem muita certeza.

– O objetivo normal de uma greve é de reivindicar algum direito através de um movimento grupal no qual os funcionários não trabalhavam (paralisação) para forçar o empregador a atender, ouvir e ou negociar as medidas exigidas. Infelizmente, no meio do caos proporcionado por uma greve esta a sociedade.

Se deixasse, da forma que eu gosto de falar difícil eu iria complicar mais do que clarear. Durante minha belissima explicação uma pergunta me cortou.

– E você moça, o que acha de tudo isso?

A moça da roda respondeu que para ela tanto fazia, pois descobrir de quem é a culpa ou o real motivo do movimento, atingindo ou não a população, não era da nossa conta.

– Daqui a pouco tudo isso passa e a vida volta ao normal. Greve é algo normal, toda hora tem uma. Mas uma coisa é certa. Os juros e multas desses dias de atraso não serão abatidos após o período de paralisação. O importante é que estamos vivos e aqui no bar comemorando o nada. Vamos beber, porra!

Ela tá certa, pois amanhã quem será a vez de outra categoria fazer greve, pois nunca estamos satisfeitos com essa grande pizza da vida financeira. Nossos chefes acham que seremos bestas a vida toda e nós sabemos fingir muito bem.

~ por Luiz Ribeiro em 16/10/2009.

Deixe um comentário

 
