Estamira

Documentário Estamira

O documentário intitulado Estamira – produzido e dirigido por Marcos Prado, lançado em 2007 pela Europa Filmes narra o percurso da vida de Estamira (personagem foco) que atualmente trabalha e vive dos resíduo depositados no aterro sanitário de Gramacho – Rio de Janeiro. A personagem relata agruras recompondo os marcos da sua vida. Prado conseguiu registrar cenas impactantes, chocantes, reais e estimulantes no longa-metragem.

Peço que as pessoas que se interessem em assistir o documentários tentem sair do óbvio. Explorem as arestas do vídeo e se sensibilizem com a profundidade filosófica da personagem principal. “De médico e louco, afirma o ditado popular, todos temos um pouco”. Aparentemente é só mais uma louca que teve sorte e apareceu na telinha do cinema, mas nas entrelinhas, na profundidade do verbo é uma pessoa complexa, retrato de um Brasil muitas vezes ignorado, descriminado, esquecido. O filme traz sucessivas lições da vida prática. Dicas de como devemos tratar nossos lixos (humanos, resíduos alimentares, utensílios quebrados, etc.).

“A minha missão, além de ser Estamira, é revelar a verdade, somente a verdade. Seja mentira, seja capturar a mentira e ‘tacar’ na cara ou então ensinar a mostrar o que eles não sabem. Os inocentes, não tem mais inocentes, não tem, têm esperto ao contrário” (ESTAMIRA, 2007).

Anúncios

~ por Luiz Ribeiro em 06/07/2009.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: